quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

SR. CARLOS E A CRIATIVIDADE DA PUBLICIDADE INFORMAL E POPULAR EM CUIABÁ: INDÍCIOS FOLKCOMUNICACIONAIS?

Estava no centro da cidade e estava voltando para casa, após mais uma jornada diária. Fui ao ponto de ônibus e começo a escutar alguém cantando de forma empolgada e apaixonada, com uma pegada um tanto quanto Nordestina, mas com um quê de cuiabanidade. 

Estava achando estranho, pois havia uma mulher muito doida rebolando mais que a Carla Peres no embalo do som. Aí fui achando tudo cada vez mais divertido e não me aguentei: corri para ver quem era o cantor, já com a câmera do celular no "jeito". 



A figura no vídeo é o Sr. Carlos, vendedor ambulante e artista popular que atua na Avenida da Prainha, no centro de Cuiabá-MT. 

Um ator da cultura do cotidiano, cujas marcas culturais híbridas expressas pela musicalidade - que re-significam a publicidade e o conceito de consumo - estão inscritas no urbano e que passa despercebido por muitos. 

Trabalha no centro de Cuiabá a mais de 08 anos, sempre com e um de seus sonhos é montar uma banda e gravar um cd.

Se puderem, dêem uma passadinha em seu ponto de trabalho. É no ponto de ônibus da Avenida Generoso Ponce com a Av. Tenente Coronel Duarte (prainha), no sentido centro-porto. Confiram suas cocadas, pé de moleques, refrigerantes, dentre outros produtos. Ah, e sua famosa água mineral.

Acho que tem Folkcomunicação aí neste lance, já que ele media inúmeros elementos em suas canções. Neste sentido, creio que é um líder Folk. Mas é apenas um chute.

Nenhum comentário:

Postar um comentário